Com sede no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina de Portugal, e Escritórios na Região da Grande Lisboa, em Mafra, a ARION é uma empresa dedicada a Projetos de Engenharia e Gestão de Obras, com particular destaque em projetos de edifícios habitacionais, turísticos, serviços ou comerciais, tendo como principal foco a concepção de projetos de forma financeiramente integrada e sustentada, desde a ideia inicial, passando por licenciamento e gestão da empreitada, até à obtenção da licença final de utilização do espaço investido.
Com um corpo técnico de engenheiros experientes, procuramos a permanente melhoria dos serviços prestados enquadrados na pretensa estrutura dos clientes, estando em permanente atualização com as normas e legislação requerida em cada projeto em estudo, ou tendo como apoio colaborações com outros gabinetes ou empresas, numa rede de contactos em funcionamento com provas dadas, e que de forma agregada, compõe uma equipa multidisciplinar e tecnicamente eficiente e que melhor responda a cada circunstância.
O nome ARION surge da origem natural do Fundador da Empresa, que procurou transpor da sua origem e caracter, um nome com real significado para o objetivo da atividade da empresa, encontrando em ARION “o que tem energia” do Africâner, o melhor sentido, pois é esse o compromisso e empenho com o serviço que nos propomos a fazer.
Formado Bacharel e Licenciado pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Eng.º João Côrte trabalhou em diversas empresas de média ou grande dimensão na região de Lisboa, participando durante aproximadamente 10 anos em diversas empreitadas de relevo na região, como por exemplo a construção do Pavilhão Desportivo dos Lombos, o Hospital da Luz, o Hotel Lisboa, o Hotel VIP Grande, ou a Escola Secundária Gil Vicente.
Com uma Pós-Graduação de Técnico Superior de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, complementar à sua formação de base, exerceu cargos de Direção Técnica de Obra, Direção de Fiscalização e Coordenador de Segurança, e ainda de Gestor e Coordenador de Projetos, chegando à direção de projeto em Empresa Publica, além da colaboração com gabinetes particulares de engenharia.
Em 2010 mudou-se para a Região da Costa Alentejana de Portugal, dando início à atividade da ARION pouco tempo depois. Desde então, entre o desenvolvimento de projetos de engenharia e a conceção de empreitadas, participou em mais de 250 projetos e 80 obras, por meio de coordenação de projeto, responsável de projeto, direção técnica ou de fiscalização técnica da empreitada, gestor de procedimento ou consultor técnico. É abrangente e vasta a experiência que o CEO da empresa permite alcançar, resultado também da necessidade de adaptação dos serviços à região onde se sediou.
Atualmente focado e motivado para a Gestão Integrada da Conceção e Execução em Edifícios, maioritariamente direcionada nos modelos internacionais de gestão de projeto e empreitadas, concluiu uma Pós-Graduação em Gestão de Projetos no Instituto Superior de Gestão (Business & Economics School), em Lisboa.